Fique por dentro dos vestibulares
Aqui você encontra informações sobre os principais vestibulares do país.
Notícias
Veja as notícias dos vestibulares e do ENEM.
Agenda do vestibular
Fique por dentro das principais datas dos vestibulares.
Atualidades
Você pode acompanhar no site do Objetivo, de onde estiver e no momento que achar mais conveniente, vídeos sobre os mais diversos assuntos da atualidade, apresentados pelos professores do Curso Objetivo com tudo o que você precisa saber sobre os últimos acontecimentos importantes para o vestibular.
Relação candidato-vaga
A relação candidato-vaga é uma forma de você saber o quão concorrido é um curso na universidade em que você sonha entrar. A média apresentada é resultado do total de inscritos dividido pela quantidade de vagas disponíveis no vestibular para determinado curso.
Guia de carreiras e profissões
Se você ainda não sabe que profissão quer seguir e fica confuso quando precisa decidir seu próprio futuro... relaxe. "O que vai ser do meu futuro profissional?"
Informativos
Nos informativos, você encontra mais informações das principais universidades e do ENEM, como endereços, manuais, cursos, vagas e inscrições para o vestibular.
O bom português
Confira dicas para não cometer alguns dos desvios mais comuns da norma culta da língua portuguesa.
Veja os usos mais adequados e sua explicação gramatical.
As abreviaturas do sistema métrico não têm plural nem são seguidas de ponto. Assim: 8h, 2km, 5m, 10kg. Para minutos a abreviatura é min: 10h30min. Também se escreve, como nos relógios digitais, 10:30h.
O correto é à medida que, indicando a proporção em que ocorre o que se declara na outra oração: À medida que as tropas avançavam, a cidade se esvaziava. Usa-se também a variante na medida em que, com mescla dos sentidos proporcional e causal: É preciso cumprir as leis, na medida em que elas existem. Neste caso, o que se afirma na oração principal (é preciso cumprir as leis) é referido a uma causa (porque elas existem) e a uma proporção (à medida que elas existem). Depende do contexto a determinação do sentido predominante.
Importante: Embora seja próprio de meios intelectuais, especialmente universitários, é inadequado o emprego de na medida em que (ou variantes) em sentido puramente causal, sem qualquer ideia de proporção: Na medida em que não afirmei tal coisa, não me sinto responsável pelas consequências. Para a ideia de causa, deve-se usar porque e equivalentes (já que, uma vez que etc.).
A expressão é dar à luz. Assim, gêmeos é objeto direto e luz, no sentido de “vida”, objeto indireto: A moça deu à luz gêmeos. Outro exemplo: Em dois meses ela dará à luz. Também não é próprio dizer (embora faça sentido, mas um sentido diferente): Deu a luz a gêmeos.
Em nível de diretoria é o melhor, pois a preposição a não deve ser usada para indicar “lugar em”. A expressão a nível de é um galicismo (ou seja, é imitada do francês) e tem sido empregada abusivamente, aplicada a situações em que é totalmente impróprio falar de níveis, ou seja, de planos ou alturas relativas, ainda que se trate de metáfora. Assim, é descabido dizer coisas como A nível de escola, ela tem tido sucesso. Mais adequado seria dizer Na escola ela tem tido sucesso ou Ela tem tido sucesso nos estudos.
Obras literárias
Confira as obras literárias obrigatórias nos principais vestibulares.
Obras literárias completas
Respeitando a lei brasileira de direitos autorais, disponibilizamos as obras literárias em domínio público para o aluno do Objetivo. Muitas dessas obras estão nas listas de literatura obrigatória para diversas faculdades e universidades.
Notas de corte
Já sabe de quantos pontos você precisa para passar naquele curso tão desejado?
Veja aqui as notas de corte dos principais vestibulares.
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)