A pessoa que se forma em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) é apta a participar de tudo o que está relacionado à criação de campanhas e peças publicitárias. Para isso, deve saber fazer pesquisa de público-alvo, criar logotipos, desenvolver artes de embalagens e produzir material promocional.
É ela quem escolhe o meio de comunicação ideal para uma campanha, e pode também participar da criação dos textos, imagens e roteiros para publicidades. Além disso, coordena os processos do trabalho e, com o lançamento da campanha, avalia o seu impacto sobre o consumidor.
Quem se forma na área é especialista em criação de textos para serem veiculados nos diversos meios e veículos de comunicação, como televisão, rádio, revistas, e mesmo em outdoors, folders, material promocional e de ponto de venda, sempre calcados na criatividade. É dever do(a) publicitário(a) analisar os produtos e serviços, descobrir a que mercado se destinam e escolher a forma ideal de apresentá-los ao público, garantindo, assim, o seu consumo.
No curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) são apresentados conteúdos sobre ambiente promocional, planejamento de comunicação, marketing, varejo e internet. As aulas de Fotografia, Redação Publicitária e Computação Gráfica, aliadas às disciplinas de Administração e Economia, fornecem os instrumentos para realizar todas as fases de uma campanha publicitária.
As pessoas graduadas nessa área têm uma elevada carga cultural, o que fornece para elas uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Devem ser essencialmente práticas, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional.
Algumas áreas de atuação para quem se forma no curso são as seguintes:
Atendimento
Atuando como elo entre a agência e o cliente, ou seja, coletando as demandas do cliente para orientar a produção da campanha.
Criação
Produzindo as campanhas, o que envolve desenvolver conceito, textos e roteiros de vídeos e imagens
Gerência de produto
Administrando as ações do produto e buscando o melhor mercado para ele, por isso, deve ter conhecimento de negócio, criação e pesquisa.
Marketing
Planejando e acompanhando todo a campanha de um produto, desde o seu desenvolvimento até a recepção do consumidor sobre ele.
Mídia
Escolhendo os veículos de comunicação que serão usados nas campanhas, o que envolve negociar e comprar o espaço da propaganda nos veículos de comunicação, outdoors, revistas, jornais ou sites.
Pesquisa
Pesquisando os dados que vão orientar a produção de um produto e de sua campanha, como o perfil do público-alvo e os seus hábitos de consumo.
Produção
Desenvolvendo os anúncios para os veículos de comunicação, ou seja, usando o material gerado pela criação para aplicar na interface escolhida.
Promoção de vendas
Elaborando as estratégias de vendas e desenvolvendo campanhas promocionais em pontos de vendas.
Atividades Principais
- Definir estratégias de lançamento de produtos e serviços, efetuando o acompanhamento publicitário e mercadológico;
- Planejar, organizar e controlar a divulgação de peças publicitárias, determinando os meios e veículos de comunicação a serem utilizados e a melhor forma de atingir o público-alvo.
- Estudar acompanhamento, atitudes e hábitos de consumo do público a ser atingido por determinado produto ou serviço.
- Criar campanhas publicitárias e supervisioná-las, avaliando seus resultados, sua eficácia e seu desempenho.
- Atuar como contato entre o cliente e a agência publicitária, acompanhando as diversas fases de produção e veiculação de uma campanha.
Mercado de Trabalho
Quem tem a habilitação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pode trabalhar em agências de publicidade e de eventos, em assessoria à imprensa, em editoras, institutos de pesquisa, departamentos de Comunicação e Marketing de empresas, veículos de comunicação, produtoras de vídeo etc.
Nas agências de publicidade há muitas possibilidades, porém, a pessoa com essa formação também é apta a trabalhar em agências especializadas em marketing digital, a grande tendência no mercado. Atuando com mídias digitais o profissional será responsável pela imagem on-line das empresas e deve entender em quais plataformas sociais sua divulgação funciona melhor, além de pesquisar páginas ou pessoas que são úteis para promover o produto com o seu público.
Duração do Curso
4 anos