Desenho Industrial

Se você ainda não sabe que profissão quer seguir e fica confuso quando precisa decidir seu próprio futuro... relaxe.

O Desenho Industrial é uma atividade próxima ao design voltada para o desenho técnico. Os profissionais dessa área determinam a estética e as propriedades formais dos objetos produzidos industrialmente, ou seja, trabalham nas características estéticas e nas relações estruturais e funcionais que fazem de um objeto uma unidade coerente.

Desenhistas industriais trabalham projetando e melhorando os processos de produção das indústrias, o que envolve pesquisa de novos materiais e criação de novas peças. O trabalho de quem se forma no curso está por trás de todos os objetos produzidos em escala industrial, porque são essas pessoas que projetam os modelos, escolhem os materiais, pensam no processo de produção das peças, calculam a sua área e, por fim, reúnem todas essas informações para a sua produção.

No curso de Desenho Industrial são estudadas matérias que fornecem todos os conhecimentos para que os formados no curso saibam atender as demandas do mercado em relação à criação e necessidade de funcionalidade. Por isso as matérias variam de Cálculo e Geometria à Teorias do Design e Princípios da Comunicação.

Dessa forma são capazes de atuar nas seguintes áreas:

Design de produtos
Projetando novos produtos e/ou trabalhando para a melhoria de produtos antigos.

Maquinário industrial
Desenvolvendo projetos e cálculos das peças e máquinas utilizadas nas linhas de produção.

Segurança do trabalho
Atuando com o estudo dos riscos que as grandes máquinas oferecem aos seus operadores, podem também projetar itens de segurança, como airbags.

Saúde
Desenhando instrumentos médicos e odontológicos de todos os tipos.

Construção Civil
Projetando peças de acabamento, como azulejos, e também ferramentas de construção, como furadeiras.

Ergonomia
Desenvolvendo e atualizando peças que garantem para os trabalhadores condições de trabalho adequados.

Atividades Principais

  • Atuar na indústria de produtos elétricos e eletrônicos, utilidades domésticas e vestuários.
  • Projetar equipamentos para automação, de precisão, medição e médico-hospitalares.
  • Produzir ferramentas, maquinário agrícola, de transporte e telecomunicações.
  • Desenhar equipamento urbano, louças e metais sanitários, luminárias e sinalização.
  • Desenvolver marcas para sinalização.
  • Elaborar projetos com novos modelos de móveis, embalagens etc.
  • Definir material e tecnologia a serem usados na fabricação de um produto.
  • Criar design de interiores, por meio do detalhamento de construções como portas, armários, estantes, maçanetas, torneiras etc.

Mercado de Trabalho

Quem tem habilitação em Desenho Industrial pode atuar em diversas áreas, especialmente em empresas voltadas à fabricação mecânica e linha de produção. Há oportunidades também em agências de publicidade, empresas de design, indústrias de móveis, eletrodomésticos, veículos, cerâmica e tecelagem, entre outras.

A pessoa formada como desenhista industrial pode, também, atuar de forma autônoma, trabalhando sob demandas específicas das empresas. Nesse caso, é responsável por operar em todo o processo do produto, do começo ao fim, entregando para a empresa o resultado para ser desenvolvido em escala.

As oportunidades no mercado de trabalho são cada vez maiores para desenhistas industriais devido ao aumento da diversidade de produtos disponibilizados no país, e não há indicação alguma de que essa demanda sofrerá redução.

Duração do Curso

4 anos