Profissionais de Odontologia podem atuar em atividades voltadas para promoção da saúde, diagnóstico e tratamento, reabilitação, saúde pública, ensino, pesquisa e extensão. Dispõem de todos os conhecimentos e habilidades necessários para o diagnóstico e tratamento das afecções bucais e são capazes de utilizar novas técnicas e agir na prevenção da saúde bucal.
Quem se forma em Odontologia estuda todo o sistema estomatognático, que compreende crânio, face, pescoço e cavidade bucal, ossos, musculatura e articulações da região, além dos dentes e tecidos. Por isso, pode atuar com tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face, tanto em questões de saúde quanto de estética bucal.
No leque de habilidades das pessoas com essa formação também estão atividades estéticas, como clareamento e restauro, extração e limpeza dos dentes; atuação em cirurgias; desenvolvimento e instalação de próteses dentárias e tratamento de gengiva, bochecha e língua. Caso queira se especializar em uma área pode escolher entre Periodontia e Dentística Restauradora.
Durante o curso são estudadas matérias básicas de Ciências Biológicas, como Anatomia e Fisiologia, e também disciplinas específicas como Radiologia, Endodontia, Periodontia e Anestesiologia. Os anos finais têm aulas práticas sobre as técnicas que são aplicadas nos consultórios.
As principais áreas de atuação para quem se gradua em Odontologia são as seguintes:
Clínica geral
Atendendo pacientes e realizando restaurações e extrações de dentes e implante de próteses.
Dentística restauradora
Aperfeiçoando a estética dos dentes e restabelecendo a sua forma e função.
Endodontia
Atuando em tratamento de alterações na polpa e na raiz dos dentes.
Estomatologia
Diagnosticando e tratando doenças bucais.
Implantodontia
Operando os pacientes e fazendo próteses dentárias.
Odontologia legal
Fazendo exames para identificar cadáveres pela arcada dentária e realizando perícia judicial para elaborar laudos técnicos.
Odontopediatria
Tratando e prevenindo problemas odontológicos em crianças.
Ortodontia
Utilizando aparelhos odontológicos para alterar a posição dos dentes e a mordedura dos pacientes.
Patologia bucal
Identificando doenças bucais por meio de exames.
Periodontia
Realizando procedimentos relacionados à saúde da gengiva e dos ossos que sustentam os dentes, o que envolve cirurgias e raspagens, entre outros.
Prótese dentária
Desenvolvendo próteses para substituir dentes danificados ou destruídos.
Radiologia
Utilizando imagens geradas por raios X e tomografias para diagnosticar problemas na boca, na face e nos maxilares.
Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial
Fazendo cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para tratar traumas, lesões e anomalias na boca e no sistema estomatognático dos pacientes.
Atividades Principais
- Confeccionar próteses unitárias, parciais ou totais.
- Cuidar das doenças bucais identificadas através de exames clínicos, laboratoriais e radiográficos.
- Aplicar tratamentos clínicos e medicamentosos.
- Realizar biópsias, reimplantes e implantes dentários além de cirurgias orais.
Mercado de Trabalho
Os profissionais da área podem praticar a Odontologia tanto em consultórios particulares quanto em instituições públicas, trabalhando na prática clínica ou produzindo novos materiais odontológicos.
No funcionalismo público, dentistas podem atuar em programas governamentais, como o Brasil Sorridente. Já atuando de forma autônoma, as pessoas com essa formação podem trabalhar com implantodontia, restauração e odontopediatria em clínicas particulares
As áreas com mais oportunidades estão na implantodontia, dentística restauradora e odontopediatria. Acupuntura, homeopatia e odontologia dos esportes são mercados promissores para quem deseja trabalhar com novidades.
Duração do Curso
4 anos