Turismo

Se você ainda não sabe que profissão quer seguir e fica confuso quando precisa decidir seu próprio futuro... relaxe.

A pessoa graduada em Turismo pode atuar nas áreas de planejamento turístico, viagens, hotelaria, lazer e eventos; desenvolver roteiros; acompanhar turistas; coordenar feiras, congressos e exposições; e comandar vendas de passagens e reserva de hotéis em agências e sites de viagens.

Essa graduação capacita a cuidar de tudo que se relaciona ao Turismo, o que envolve planejamento, organização e divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e de negócios. Ensina também a desenvolver projetos de lazer e de planejamento turístico para contextos específicos, como lazer para terceira idade, creches, hospitais, turismo educacional, ecológico e empresarial.

Profissionais desta área podem, ainda, gerenciar hotéis, empresas de eventos e de lazer, como parques temáticas. No setor público, coordenam a exploração turística de uma região a partir de estudos e divulgação de atrações locais.

O curso compreende disciplinas de Administração, Contabilidade e Marketing, além de disciplinas das Ciências Humanas, como História, Geografia e Português. Muitas das matérias específicas do curso são realizadas em laboratório.

Entre outras coisas, essa graduação habilita a trabalhar com as atividades descritas a seguir:

Agência de viagens
Criando roteiros de viagem e informando aos clientes sobre hospedagem, transporte e atrações que serão visitadas no percurso; se responsabilizando pela emissão de passagens, reserva de hotéis, restaurantes e locais em atrações.

Alimentos e bebidas
Coordenando restaurantes em hotéis e resorts.

Ecoturismo
Acompanhando visitantes em roteiros ecológicos, organizando viagens para parques, ambientes naturais e áreas de preservação.

Eventos
Planejando e apresentando eventos de negócios e de entretenimento.

Hotelaria
Administrando as atividades de hotéis, gerenciando os serviços oferecidos aos hóspedes e estudando e planejando novos empreendimentos no setor.

Planejamento
Pesquisando locais com potencial turístico, analisando o impacto que a exploração de turismo tem sobre o meio ambiente e cultura local e elaborando estratégias para utilizar os locais sem causar danos à natureza.

Transporte
Atuando em empresas de transporte aéreo, marítimo, rodoviário e ferroviário.

Turismo de negócios
Trabalhando com eventos profissionais como congressos, feiras e convenções.

Atividades Principais

  • Criar e divulgar produtos turísticos, organizando campanhas publicitárias.
  • Elaborar planos de desenvolvimento turístico para municípios e regiões diversas do país.
  • Criar, administrar e assessorar agências de turismo e hotelaria.
  • Auxiliar o cliente na escolha de um plano de viagem ou excursão, informando sobre os pontos turísticos de cada roteiro.

Mercado de Trabalho

Graças ao maior poder aquisitivo conquistado pela população brasileira nos últimos anos e à consequente melhora de qualidade de vida, o ramo de Turismo se expandiu muito nos últimos 10 anos no mercado nacional.

Diversas pequenas agências especializadas surgiram para atender à demanda por segmentos específicos, como roteiros de gastronomia, pesca e adequados para pessoas portadores de necessidades especiais.

O mercado está favorável para quem atua em turismo de negócios, de experiências e em clubes e hotéis-fazenda. No setor público, há demanda por profissionais que atuem em secretarias municipais ou estaduais para impulsionar o turismo local.

Duração do Curso

3 anos