Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Arquitetura e Urbanismo


O curso de Arquitetura e Urbanismo reúne disciplinas de Ciências Humanas e Exatas para formar profissionais capazes de trabalhar com desenho arquitetônico, construção de edifícios, sistemas estruturais, custos e tudo o que está relacionado ao planejamento de construções e de cidades.

Arquitetos projetam, coordenam e organizam a construção de edificações de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade, através do desenho de plantas e estudos de materiais e de impactos ambientais. 

Há diversas opções de atuação para quem se formam na área: 

Arquitetura de interiores 
Projetando e acompanhando as construções e reformas de ambientes internos, escolhendo os materiais utilizados e a disposição dos objetos no espaço.

Arquitetura industrial
Realizando projetos para instalação de indústrias de acordo com normas de segurança e tendo apreço pela funcionalidade das construções.

Arquitetura verde
Desenvolvendo construções que se integram com as características do local onde estão, prezando pelo meio ambiente e realizando obras mais sustentáveis.

Edificação e construção
Trabalhando no projeto e coordenação de obras, o que engloba a compra de materiais e o controle de prazos e custos.

Luminotécnica
Fazendo projetos para a iluminação de espaços e de eventos.

Paisagismo e ambiente
Esboçando projetos de espaços abertos, como jardins de condomínios e casas, parques e praças públicas.

Restauro de edifícios
Atuando na recuperação de construções deterioradas pelo tempo ou intempéries através de obras que mantenham as suas características originais. 

Urbanismo
Planejando regiões, cidades ou bairros e criando o plano diretor e zoneamento desses espaços.

Atividades Principais

  • projetar casas e edifícios funcionais e confortáveis (edificação e construção);
  • planejar construções de cidades, bairros e espaços comunitários (projeto urbano);
  • reestruturar prédios históricos (pesquisa e preservação do patrimônio);
  • criar objetos e componentes da construção (desenho industrial);
  • projetar praças, parques e jardins (paisagismo e ambiente);
  • elaborar projetos de conforto ambiental de grandes espaços, como shopping centers, indústrias e edifícios em geral.

Mercado de Trabalho

Profissionais de Arquitetura e Urbanismo podem atuar na construção civil, em empresas de consultoria, na indústria de transformação e também nos mais variados setores da iniciativa pública e privada. 

A situação econômica do país afeta diretamente esse setor. O crescimento econômico e das cidades causa  aumento da demanda por profissionais dessa área e exige um grande investimento no planejamento urbano e na produção de edificações; por outro lado, momentos de crise econômicas prejudicam o setor de construção, mas fazem a procura por empresas que trabalham com reformas ou manutenção aumentar.

Em grandes cidades, a área de arquitetura de interiores absorve bastante profissionais para trabalharem com reformas de apartamentos, por exemplo; já em cidades menores o setor de urbanismo  oferece mais oportunidades, pois elas necessitam de especialistas que planejem melhor a utilização dos seus espaços públicos e trabalhem na revitalização desses locais.

A grande tendência do mercado de trabalho no setor de Arquitetura e Urbanismo é a área de construções sustentáveis e internet das coisas, assuntos cada vez mais discutidos no setor.

Duração do Curso

5 anos