Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Educação Física


Quem se forma em Educação Física pode organizar e supervisionar programas de exercícios físicos para grupos, clubes, academias e ONGs, atendendo em grupos ou como personal trainer. A pessoa com essa formação também pode trabalhar auxiliando o tratamento de pessoas com deficiência e preparando atletas em diversas modalidades esportivas.

O curso de Educação Física é disponibilizado na modalidade licenciatura e bacharelado. Quem deseja lecionar em escolas necessita do diploma de licenciatura. O curso tem muitas matérias de Ciências Biológicas e também contempla matérias de Estatística, Administração e Economia, o que fornece informação sobre todos os níveis de atenção à saúde, desde o profilático até a reabilitação.

Algumas possibilidades de atuação para quem se forma na área são:

Condicionamento físico
Propondo exercícios, como personal trainer ou instruindo grupos, em clubes, academias de ginásticas ou empresas.

Ensino
Lecionando nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Grupos especiais
Acompanhando e instruindo grupos de idosos, gestantes, pessoas com deficiência, cardíacos e outros doentes que se beneficiam de atividades físicas.

Performance
Instruindo indivíduos e equipes nos seus treinamentos para competições esportivas.

Recreação
Trabalhando em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios com o entretenimento dos hóspedes, associados e turistas.

Recuperação pós-cirúrgica
Atuando na recuperação pós-operatória e manutenção dos resultados obtidos após as cirurgias plásticas através de exercícios adequados.

Turismo ecológico
Atuando junto com profissionais de Turismo para coordenar atividades ao ar livre como montanhismo, canoagem e exploração de cavernas.

Atividades Principais

  • ministrar aulas de ginástica individual ou coletiva para todas as idades, visando aprimorar o condicionamento físico e a prevenção de doenças nas pessoas;
  • orientar, em nível privado e público, programas de ginástica para manter a capacidade das pessoas no desempenho de suas atividades diárias;
  • fazer parte de equipes de saúde para manter e melhorar o desempenho muscular, cardiorrespiratório e a flexibilidade para atletas e comunidade em geral;
  • atuar em equipes de saúde, na recuperação de pacientes cardiopatas, politraumatizados e com deficiências;
  • desenvolver e orientar programas de treinamento para atletas;
  • ministrar aulas em escolas, universidades e academias, programas de Educação Física.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais de Educação Física é crescente, principalmente pela valorização que o bem-estar e a qualidade de vida têm ganho no país. Por isso, essas pessoas são muito requisitados para atuarem desenvolvendo treinos, instruindo em academias ou trabalhando como personal training.

Um grande número de vagas está nos escolas, já que Educação Física é uma disciplina obrigatória no ensino Fundamental e Médio; também há muito espaço para atuação instruindo e promovendo atividade física e recreação em condomínios e resorts. Clínicas hospitais e spas também precisam de pessoas formadas em Educação Física para atuarem no condicionamento físico dos seus pacientes.

Duração do Curso

4 anos