O curso de Engenharia de Controle e Automação tem como foco a aplicação de tecnologia e inovação; formando pessoas capacidades para trabalhar na indústria moderna e em institutos de pesquisa e desenvolvimento, na área de automação.
Quem se forma em Engenharia de Controle e Automação pode projetar, gerenciar e operar os equipamentos dos processos produtivos das indústrias, fazendo também a manutenção deles. Dessa forma, está na sua área de atuação programar as máquinas e adaptar softwares aos processos industriais e redimensionar, operar e manter os sistemas já instalados.
Estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) têm uma sólida formação nas áreas básicas que compõem a estrutura do curso e estudam também conteúdos de Computação, Mecânica e Eletrônica.
Assim, a pessoa diplomada tem conhecimentos para trabalhar nas seguintes áreas:
Infraestrutura
Trabalhando no desenvolvimento, instalação e diagnósticos de construções de infraestrutura como sistemas de drenagem e irrigação e redes elétricas de baixa tensão.
Controle e automação
Atuando no controle e automação de sistemas e no monitoramento de equipamentos, componentes, dispositivos mecânicos, elétricos, eletrônicos, magnéticos e ópticos.
Gestão
Fazendo o controle estatístico de produtos e processos e atuando na sua certificação, além de coordenar pesquisas operacionais e otimização sistemas agropecuários.
Tecnologia
Criando materiais e métodos para melhorar o aproveitamento de produtos biológicos, estudando acondicionamento, armazenamento, pós-colheita e preservação.
Engenheiros e engenheiras de Controle e Automação podem atuar nas indústrias de Automação, Informática, Têxteis, Metalúrgicas, Cerâmicas, Automobilísticas, Mecânicas, etc. O mercado de trabalho é crescente na indústria nacional, na qual a automação é uma necessidade quando se busca maior competitividade através da redução de custos e melhoria da qualidade.
Momentos de crises econômicas favorecem essas pessoas capazes de auxiliar as indústrias a reduzir gastos através da automação de processos, desenvolvendo novos equipamentos e melhorando sistemas já existentes.
Os setores de petróleo e gás, manufatura, mineração, automobilística e metalurgia empregam muitas das pessoas graduadas em Engenharia de Controle e Automação, já os setores da indústria portuária, robótica e domótica - relaciona a automação doméstica - são muito promissoras.
5 anos diurno, 6 anos noturno