O curso de Engenharia Elétrica forma pessoas para atuarem na geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, levando em conta os custos, localização e segurança desse processo, e capazes de construir e aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial.
Profissionais com essa formação podem desenvolver componentes eletrônicos, operar e fazer a manutenção de equipamentos e projetos de instalações elétricas; participar do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares e realizar estudos sobre eficiência energética e novas fontes de energia.
Quem se forma em Engenharia Elétrica pode, ainda, trabalhar na elaboração de projetos de sistema de medição de consumo, iluminação de espaços e aterramento de fios e supervisionar e coordenar técnica de estudos e projetos na área da computação, da eletrônica em geral e de energia elétrica.
Algumas atuações possíveis para os graduados em Engenharia Elétrica, são:
Eletrônica
Trabalhando com computadores, equipamentos eletrônicos, sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico, sistemas digitais, automação e controle de máquinas.
Eletrotécnica
Atuando na geração, transmissão, distribuição e utilização de energia; orientando a construção, funcionamento e manutenção de usinas, aparelhos e equipamentos elétricos e elaborando projetos de instalações elétricas prediais e industriais, de linhas de transmissão e redes de distribuição.
Engenharia biomédica
Projetando e construindo equipamentos para o setor hospitalar (hospitais, clínicas e laboratórios).
Hardware e programação (computação)
Desenvolvendo componentes para máquinas e sistemas.
Instrumentação e Microeletrônica
Projetando e desenvolvendo equipamentos e fabricando e testando circuitos integrados (chips) para sistemas eletrônicos.
Telecomunicações
Trabalhando em sistemas de comunicação e telecomunicação em geral (rádio, TV, telefonia etc.), cuidando tanto da emissão quanto da recepção de sinais.
Profissionais formados em Engenharia Elétrica podem atuar em indústrias, empresas de projetos e instalações, de equipamentos eletrônicos, geradoras de energia elétrica, instituições científicas, etc.
O setor das telecomunicações e fibras óticas é um excelente mercado devido a grande demanda que tem surgido para esses serviços e a constante necessidade de sua atualização. Já concessionárias de energia, consultorias e empresas prestadoras de serviços em computação são os empregadores tradicionais.
5 anos