O curso de Engenharia de Produção Mecânica trata da interação da humanidade, materiais, equipamentos, métodos e processos, e proporciona para quem têm essa graduação possibilidades de atuação em diversos níveis das empresas.
As pessoas com essa formação podem gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa com o objetivo de aumentar a sua produtividade e rentabilidade, e fazem isso associando conhecimentos de Engenharia e Economia com técnicas de Administração. São profissionais capazes de indicar os melhores procedimentos e métodos para o trabalho e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma empresa.
A Engenharia de Produção Mecânica atua na fronteira entre o conhecimento técnico da Engenharia Mecânica e o das áreas Administrativas e Econômicas, por isso, quem se gradua nessa área tem os conhecimentos básicos de Engenharia Mecânica e uma formação específica que permite otimizar a produção e racionalizar métodos, processos e sistemas com o intuito de melhorar a produtividade.
Dessa forma, a pessoa com formação em Engenharia de Produção Mecânica pode trabalhar nos seguintes setores, entre outros:
Desenvolvimento organizacional
Realizando análises e definindo a estrutura de uma empresa.
Planejamento e controle
Trabalhando na implantação e todo o processo de administração da produção e gerenciamento de operações logísticas, além de estabelecer e fiscalizar padrões de qualidade.
Profissionais com essa formação tem uma grande área de atuação, têm habilidades para atuar em indústrias de um modo geral (elétricas, eletrônicas, químicas, farmacêuticas etc.) e em empresas de prestação de serviços (bancos, seguradoras, hospitais etc.), nacionais ou multinacionais; públicas ou privadas, pois todas necessitam de apoio em controle de produção e/ou redução de custos.
O mercado de trabalho é bastante promissor no momento. O aumento da concorrência e as recentes crises econômicas fizeram das pessoas formadas em Engenharia de Produção Mecânica necessárias para aumentar a competitividade das empresas utilizando estudos para reduzir custos e aumentar a produtividade.
5 anos