Geografia é a área das Ciências que estuda a Terra e sua ocupação pelo homem, o que engloba o aspecto físico - relevo, vegetação e clima - e como as populações se relacionam com essas características nos espaços em que ocupam.
A área de atuação profissional para quem se forma dessa área é ampla, vai desde cartografia até ecoturismo, passando por geopolítica. Por isso, são profissionais preparados para o desenvolvimento de pesquisas de campo, levantamentos e elaboração de diagnósticos e relatórios de pesquisa. Podem, por exemplo, elaborar planos diretores de municípios e diagnósticos para a redução do impacto ambiental causado por grandes obras civis.
A pessoa com essa formação pode atuar também no estudo do relevo, clima, solos, vegetações e sistemas hidrográficos de uma região ou país e nas relações entre o meio natural e os grupos sociais. Os conhecimentos dessa área são de extrema importância nos ramos da Estatística, Geologia e Engenharia, contribuindo para o planejamento urbano, construção de rodovias, ocupação rural, reforma agrária etc.
O curso de Geografia forma pessoas capacitadas para a pesquisa acadêmica e o ensino de conhecimentos específicos na área de Geografia. Por isso, se ensinam disciplinas básicas de Geografia física, Geografia humana, Geografia regional e Geografia instrumental e o instrumental teórico e prático necessário para a realização de pesquisas de cunho científico.
Quem opta pela licenciatura pode atuar nos Ensino Fundamental e Médio, ou ainda, trabalhar com:
Cartografia digital
Desenvolvendo mapas utilizando imagens captadas por satélites como base.
Ecoturismo
Atuando em parque e áreas de preservação ambiental através da criação e organização de excursões guiadas.
Ensino
Trabalhando em escolas de ensino Fundamental e Médio ou cursos pré-vestibulares (graduados em licenciatura) ou na produção de materiais didáticos.
Geografia humana
Pesquisando e estudando as questões sociais, econômicas e políticas das sociedades, nações e grupos étnicos.
Geografia dos transportes
Estudando às questões de mobilidade, inclusão social e sustentabilidade para planejar melhorias e novas redes de trânsito e sistemas de transporte.
Geopolítica
Pesquisando e desenvolvendo materiais sobre a organização social, política e econômica de países e regiões.
Geoprocessamento
Trabalhando no tratamento das informações geográficas por meio de softwares específicos, o que permite elaborar mapas e bancos de dados geográficos.
Planejamento agrícola
Utilizando dados geográficos para desenvolver estratégias de ocupação de uma região produzindo o menor impacto ambiental possível.
Planejamento urbano
Desenvolvendo planos diretores, trabalhando em estruturação urbana, planejamento do uso do solo, organização socioespacial, mobilidade urbana e sustentabilidade.
Sensoriamento remoto
Preparando mapas e levantamento de dados sobre o solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima e densidade de ocupação de áreas, cidade e regiões através de imagens de satélites e fotografias.
Para a pessoa habilitada em Geografia, o mercado de trabalho abrange as escolas públicas e particulares, órgãos da administração pública e empresas estatais.
O principal campo de atuação está na realização de estudos de impacto ambiental para empresas de engenharia e outras que trabalham alterando o meio ambiente. Grandes oportunidades também estão na produção de mapas para empresas de logísticas, construtoras e agências de propaganda, que precisam do conhecimento que especialistas têm sobre sensoriamento remoto.
No setor público, pessoas formadas em Geografia são procuradas para realizar estudos ambientais e socioeconômicos, laudos de ocupação do solo e planejamento urbano, rural e ambiental para ajudar planejar novas moradias e construções e o risco existente em habitações ilegais ou abandonadas.
4 anos