Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Farmácia e Bioquímica


A pessoa que se forma em Farmácia compreende a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. Pode pesquisar e testar substâncias da composição de remédios e registrar drogas, distribuir e comercializar os produtos, além de verificar se normas sanitárias estão sendo cumpridas. 

Por isso, são profissionais capazes de trabalhar em todas as fases da produção e controle de qualidade dos insumos, de medicamentos e cosméticos e de participar das pesquisas e desenvolvimento de novos fármacos e medicamentos alopáticos e homeopáticos.

Essas pessoas geram e disseminam novos conhecimentos sobre drogas, fármacos, medicamentos e sistemas de cuidados farmacêuticos, e podem atuar em equipes multidisciplinares de saúde, promovendo vigilância farmacológica e sanitária, além de serem capacitadas para reorganizar e administrar instituições farmacêuticas.

No curso são estudadas matérias de Biologia, Física e Química, além de disciplinas específicas de Toxicologia e Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos.

Algumas das possibilidades de atuação para os formados na área são:

Atenção farmacêutica
Atuando na orientação de pacientes em laboratórios e drogarias ou na indústria farmacêutica.

Área ambiental
Fiscalizando a qualidade da água, do solo e do ar através de análises químicas.

Bioquímica clínica
Verificando as alterações de organismos através da análise de testes laboratoriais.

Cosmetologia
Desenvolvendo cosméticos e produtos de higiene e atuando no controle da produção deles.

Farmácia clínica
Assessorando médico e enfermeiros no tratamento de pacientes e no uso racional de medicamentos para promover saúde e bem-estar. 

Farmacovigilância
Analisando os efeitos adversos de medicamentos e cosméticos, e verificando se realizam o que prometem ao consumidor.

Gestão
Administrando custos, projetos e pessoas em departamentos de qualquer empresa dentro do ramo farmacêutico.

Medicamentos
Trabalhando para a produção de novas drogas, o que envolve, entre outras coisas,  pesquisa, análise e testes de princípios ativos.

Pesquisa clínica
Observando as reações que os pacientes têm após receberem medicamentos que estão ainda na fase de teste, anotando à eficácia e possíveis efeitos colaterais.

Vendas
Preparando remédios manipulados conforme prescritos e comercializando medicamentos em drogarias ou hospitais e postos de saúde.

Vigilância sanitária
Atuando no controle, análise e inspeção de medicamentos, insumos utilizados em laboratórios e alimentos para impedir que à saúde humana seja exposta a riscos.

Atividades Principais

  • fazer exames químicos e microbiológicos para analisar aspectos nutricionais;
  • sintetizar, analisar e conhecer as propriedades das drogas medicamentosas constituídas por espécies químicas definidas;
  • efetuar análises toxicológicas em alimentos ou ambientes para detectar contaminação;
  • produzir e realizar o controle de qualidade de cosméticos e produtos de higiene;
  • realizar perícias relativas ao “dopping
  • desenvolver, produzir e executar o controle de qualidade de fármacos, medicamentos e cosméticos;
  • conhecer a origem, função e obtenção das drogas naturais e suas ações farmacológicas;
  • selecionar fármacos, medicamentos, cosméticos, domissanitários e equipamentos, visando ao seu uso racional.

Mercado de Trabalho

A área Farmacêutica tem crescido muito nos últimos anos, e novas áreas estão surgindo. O setor de toxicologia ocupacional, em que se faz a análise da exposição dos trabalhadores das indústrias aos agentes tóxicos, a biotecnologia e a cosmetologia estão em crescimento, absorvendo grande parte das pessoas que tem diploma na área.

Os maiores empregadores das pessoas formadas em Farmácia ainda são as fábricas de medicamentos e cosméticos e os laboratórios de análises clínicas; o setor público também é um grande mercado, que precisa de especialistas para atuação em farmácias populares e na vigilância sanitária. Ainda há a possibilidade de se trabalhar na área científica de pesquisa, biologia molecular e toxicologia forense.

Duração do Curso

4 anos