A Fisioterapia é o segmento da área de saúde que contribui para o restabelecimento, a manutenção e a promoção da saúde. A pessoa formada no curso trata e previne lesões e doenças; faz diagnósticos e trata problemas causados pela genética, doenças adquiridas, acidentes ou vícios de postura; aplica terapias para o restauro e desenvolvimento da capacidade física e funcional do paciente e faz tratamentos à base de água, calor, frio e com aparelhos específicos.
Fisioterapeutas dominam o conhecimento das ciências básicas e dos recursos fisioterápicos, no âmbito teórico e prático, e possuem conhecimento das disfunções orgânicas. Dessa forma, são capazes de identificar os objetivos intermediários e finais a serem atingidos pela Fisioterapia, programando e executando intervenções fisioterápicas com finalidade educativa, terapêutica ou reabilitacional. Por isso, no decorrer do curso são vistas muitas disciplinas de Ciências Biológicas e da Saúde, como Biologia, Anatomia, Fisiologia e Ortopedia.
Esse profissional pode atuar com pessoas com distúrbios neurológicos, com problemas cardíacos ou respiratórios, idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiências nas seguintes áreas:
Acupuntura
Trabalhando com a técnica da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e aliviar dores.
Cardiologia e pneumologia
Prevenindo e tratando doenças respiratórias e cardíacas e reabilitando os pacientes através da prescrição e aplicação de exercícios para os aparelhos respiratórios e circulatórios.
Dermatofuncional
Usando técnicas de massagens em pacientes pós-cirúrgicos para auxiliar em desconfortos e aparelhos específicos para reduzir danos de lesões e acelerar o processos de cicatrização de queimaduras e cortes cirúrgicas; o profissional pode, ainda, realizar tratamentos estéticos como a depilação a laser, por exemplo.
Fisioterapia do trabalho
Atuando para prevenir e tratar as doenças que decorrem de atividades trabalhistas, como desvios de postura.
Fisioterapia esportiva
Prevenindo lesões e reabilitando atletas.
Gameterapia
Fazendo a reabilitação dos pacientes com problemas neurológicos e ósseos utilizando jogos eletrônicos para incentivar a atividade cerebral e a recuperação de movimentos.
Indústria e equipamentos
Pesquisando, desenvolvendo e testando equipamentos para serem usados em terapias.
Neurologia adulta
Tratando da reabilitação de pacientes que sofreram acidentes cerebrais, como derrame e paralisia.
Neurologia pediátrica
Auxiliando crianças com dificuldades de locomoção devido a acidentes ou doenças.
Ortopedia e traumatologia
Atuando para a recuperação de movimentos e redução de dores dos pacientes devido à fraturas, traumas ou luxações e na prevenção e reabilitação de lesões da coluna vertebral e das articulações.
Terapia intensiva
Cuidando dos pacientes internados em UTIs, buscando a reabilitação respiratória, neurológica e do aparelho musculoesquelético deles.
Pronto-socorro
Auxiliando na prevenção de disfunções cardiorrespiratórias de forma que os pacientes não precisem passar por intubações ou tenham necessidade de usar a ventilação mecânica.
Obstetrícia
Auxiliando as parturientes em partos naturais, ajudando a fortalecer as musculaturas da mulher.
O mercado de trabalho é bastante promissor na Fisioterapia, especialmente na área de reabilitação de movimentos e alívio de dores crônicas, o que está relacionado com o envelhecimento da população brasileira. Também há demanda por profissionais que atuam nas especialidades de oncologia e dermatofuncional.
As áreas tradicionais de emprego para fisioterapeutas são de Fisioterapia Respiratória, Ortopédica e Neurológica. Entre as várias opções de atuação, as pessoas com essa graduação também podem atuar em clínicas de reabilitação ou prestar atendimento domiciliar.
4 anos