Curso Objetivo

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Moda


  Assista a palestra "Profissional de Moda - da Criação ao Desenvolvimento do Produto" com Alexandre Hercovitch
  Assista a palestra "Mercado Internacional da Moda: Desafios e Oportunidades Profissionais" com Rossildo Faria

O curso de Moda forma pessoas especializadas na produção de roupas, estampas e acessórios; que criam vestidos, calças, jóias e outras peças do vestuário pensando nas questões de ergonomia e estética, o que demanda estar sempre aprendendo sobre materiais e tendências do setor.

Quem atua na gestão de empresas de confecção é responsável por pesquisar o mercado consumidor, traçar estratégias de marketing e da promoção de vendas do negócio; enquanto que, trabalhando na indústria têxtil, a sua responsabilidade está relacionada a aquisição de matéria-prima e produção de padrões de estampas.

Profissionais de Moda podem, ainda, trabalhar no departamento de compras de grandes empresas ou na assessoria de moda de lojas de grande porte, determinando os produtos que devem ser comprados e a disposição deles nas vitrines.

Os cursos de Moda podem ter maior ênfase na parte teórica, em Design ou serem focados em Negócios, de acordo com o seu objetivo; mesmo assim, todos os currículos aliam os conhecimentos específicos da área com à competência exigida pela indústria da Moda. Por isso, ao lado das disciplinas específicas sobre Tecnologia dos têxteis, Modelagem, Arte, Moda e cultura, Tecnologia da confecção e Design, são vistas matérias de gestão e marketing.

Dentre as opções de atuação, aqueles que se graduam em moda podem atuar com:

Consultoria
Auxiliando pessoas na compra e combinação de roupas, trabalho denominado como personal stylist.

Coordenação
Coordenando equipes de estilo e as orientando sobre as tendências da Moda em indústrias e confecções. Também é responsável por gerenciar a aquisição de novas coleções para lojas.

Design/estilismo
Desenhando novas roupas, jóias, bijuterias, calçados e bolsas e elaborando novos padrões e estampas para tecidos.

Fotografia
Trabalhando na produção fotográfica em revistas de moda, catálogos de campanhas, exposições e anúncios do setor.

Gerenciamento
Supervisionando o desenvolvimento de produtos e a aquisição dos materiais necessários para a sua produção. 

Modelagem
Produzindo os moldes feitos a partir dos desenhos dos estilistas e que servirão como orientação para a confecção das peças.

Negócios
Elaborando estratégias de negócios e marketing e administrando a cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda.

Produção
Produzindo desfiles, catálogos de produtos, editoriais de revistas e gerenciando campanhas.

Atividades Principais

  • desenvolver padrões e estampas para a indústria têxtil;
  • efetuar projetos e realizar montagens de vitrines, showrooms, estandes e exposições;
  • criar e desenvolver tendências de moda para determinar o estilo das novas coleções;
  • trabalhar no setor de marketing de empresas ligadas à moda fazendo pesquisas sobre o comportamento do mercado e elaborando estratégias de lançamento de novas tendências;
  • desenvolver produtos ligados ao segmento da moda.

Mercado de Trabalho

Profissionais de Moda podem atuar em confecções, tecelagens, malharias, magazines, trabalhar como figurinista em teatro e TV e como estilistas em um ateliê próprio.

A grande tendência no momentos está no setor de Moda sustentável, em que as vestimentas são desenvolvidas seguindo princípios de responsabilidade social e ambiental. Nessa área, há oportunidades em grandes redes, que se preocupam com a imagem que passam para o público, e em coletivos de moda, que geralmente são frutos de empreendedorismo independente, e têm ganhado força com as facilidades trazidas pelo e-commerce.

Quem pretende abrir o próprio negócio ou trabalhar em coletivos de criação, pode encontrar boas oportunidades no mercado de Moda plus size e na produção de peças originais artesanais, que têm sido muito procuradas nos últimos anos por pessoas que procuram favorecer lojas independentes.

Duração do Curso

2 anos