Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Nutrição


A Nutrição trata da integração entre a humanidade e o alimento, de modo a preservar à sua saúde do ser humano. Dessa forma, as pessoas graduadas na área são responsáveis por cuidar de programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais e hotéis, entre outros lugares que servem comida, e por definir os cardápios, sugerindo refeições equilibradas. 

Profissionais da área também podem prescrever dietas para pessoas com doenças cardíacas e renais, diabéticos e portadores de outras doenças crônicas e/ou que precisam ser controladas através da alimentação.

Em grandes empresas, nutricionistas também podem ser trabalhar para garantir a qualidade dos produtos consumidos, o que faz através da seleção de fornecedores, controle de matérias-primas e da supervisão da preparação dos alimentos, verificando sua estocagem e conservação.

O curso de Nutrição engloba um conjunto de conhecimentos estreitamente ligado às Ciências Biológicas, como a Fisiologia, Bioquímica e Biologia, mas também são estudadas disciplinas práticas sobre técnicas de preparação e conservação de alimentos.

O campo de trabalho para estes profissionais envolve:

Administração
Supervisionando e gerenciando a produção de alimentos em estabelecimentos que servem comida para seus funcionários, hóspedes e/ou clientes, além de indústrias alimentícias e cozinhas industriais.

Catering
Criando o cardápio para empresas que servem refeições coletivos, como em companhias aéreas que oferecem alimentação aos passageiros ou produtoras audiovisuais que fornecem refeições para trabalhadores. 

Controle nutricional
Elaborando cardápios apropriados (da perspectiva nutricional) para os seus clientes.

Desenvolvimento de produto
Envolvendo-se nas etapas de desenvolvimento de produtos para a indústria alimentícia, o que engloba pesquisa, testes e degustação de pratos, ou mesmo na parte de consultoria nas empresas.

Gastronomia
Trabalhando em restaurantes com a elaboração de cardápios, controle de qualidade e adequação às normas de higiene.

Marketing
Realizando as pesquisas de produto, testes de receita e de serviços que geram informações para a indústria alimentícia utilizar no desenvolvimento de produtos.

Nutrição clínica
Atuando no combate e prevenção de doenças através da prescrição de dietas especiais para pacientes em hospitais, clínicas, ambulatórios e consultórios.

Nutrição esportiva
Fazendo o acompanhamento alimentar de atletas através da criação de dietas adequadas às atividades que realizam e aos seus objetivos.

Saúde coletiva
Trabalhando com a assistência a pacientes, elaboração de políticas públicas nutricionais, programas de educação alimentar e atividades de vigilância sanitária em órgãos públicos. 

Docência e pesquisa
Lecionando em cursos técnicos de Nutrição ou atuando com pesquisa em universidades e institutos de pesquisa.

Atividades Principais

  • avaliação, promoção, manutenção e recuperação do estado nutricional de indivíduos e grupos;
  • atuação na formulação e execução de políticas e programas de segurança alimentar e vigilância nutricional, visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
  • avaliação, diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional, planejando, prescrevendo, analisando, supervisionando e avaliando o uso de dietas e suplementos dietéticos;
  • planejamento, coordenação, supervisão, implementação, execução e avaliação de atividades na área de alimentação e de saúde;
  • desenvolver auditoria, assessoria e consultoria na área de alimentação e nutrição e atuação em marketing de alimentação e nutrição;
  • controle de qualidade dos alimentos nas suas áreas de competência e desenvolvimento e avaliação de novas fórmulas ou produtos alimentícios para consumo humano;
  • educação nutricional e a atenção dietética;
  • planejamento, organização, direção, supervisão e controle de serviços de alimentação e avaliação de estudos dietéticos;
  • inspeções sanitárias relativas a alimentos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é bastante amplo na área de Nutrição. A pessoa com essa formação pode ocupar cargos na área da saúde e educação em empresas de abastecimento de alimentos e centros de saúde; atuar na alimentação escolar e no ensino em nutrição; trabalhar em clínicas, ambulatórios, consultórios, hospitais, academias, spas e similares, ou mesmo no atendimento domiciliar (home care) e catering.

Há uma concentração de vagas de trabalho na área de alimentação coletiva, em restaurantes e empresas que servem refeições para os seus funcionários, pois elas precisam de pessoas graduadas em Nutrição para elaborar cardápios balanceados.

Outra área aquecida é a da indústria de alimentos, que demanda nutricionistas para dar suporte ao desenvolvimento de novos produtos e fazer o controle de qualidade da produção; o mesmo pode ser observado em hospitais, clubes e academias que precisam de pessoas formadas em Nutrição para elaborar dietas adequadas às necessidades dos seus clientes.

Duração do Curso

4 anos