Provão Paulista: avaliação seriada da USP deve ser implementada para ingresso em 2024
O Provão Paulista deve ser realizado por estudantes da rede pública estadual de São Paulo como forma de avaliação seriada
O Provão Paulista deve ser a nova forma de ingresso em cursos de graduação da USP, a Universidade de São Paulo.
Nesta semana, o Conselho Universitário da instituição definiu que a USP estabeleça um protocolo de intenções com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para a realização de uma avaliação seriada.
Essa seleção deve ser aplicada aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das ecolas públicas estaduais paulistas.
A oferta para ingresso em 2024 deve ser de 1.500 vagas, sendo que 555 serão destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas.
O projeto prevê a adesão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Provão Paulista da USP
O Provão Paulista 2023 deve ser aplicado aos 360 mil estudantes matriculados no último ano do ensino médio das escolas da rede pública de São Paulo.
As demais séries devem ser incluídas na implementação da avaliação nos anos seguintes.
De acordo com o pró-reitor de graduação, Aluísio Segurado, um dos maiores desafios da USP hoje é aumentar o interesse do estudade de escola pública a ingressar na USP.
A Secretaria Estadual de Educação deve oferecer bolsas de estudo para auxiliar estudantes de baixa renda. A previsão é de que o auxílio seja de R$ 800 mensais.
Está prevista também a oferta de estágios remunerados para estudantes dos 28 cursos de Licenciatura da USP na rede pública de ensino. O valor da bolsa desse estágio é de R$2.100.
.Fuvest 2024
A principal forma de entrar na USP é pelo vestibular da Fuvest. Ainda não foi informado a quantidade de vagas da seleção deste ano. Na edição anterior, a Fuvest contou com 8.230 vagas
O manual do candidato da Fuvest 2024 ainda não foi divulgado.
Para quem se interessar em solicitar a isenção ou redução o valor da taxa de inscrição o prazo segue aberto até 14 de julho.
Datas da Fuvest 2024
- Pedidos da isenção ou redução da taxa: até 14/07
- Resultado da isenção e redução: 03/08
- Inscrições: 17/08 a 06/10
- Provas da 1ª fase: 19/11
- Provas da 2ª fase: 17 e 18/12
- Provas de habilidades específicas: 03 a 06/01/2024
Confira a notícia na integra em: Brasil Escola