SiSU será realizado em uma edição a partir de 2024
11/12/2023 -Curso Objetivo Sistema de Seleção Unificada Vestibulares
O edital do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) de 2024 ainda não foi publicado
O SiSU terá uma edição por ano a partir de 2024, segundo o Ministério da Educação (MEC). O edital da próxima edição está previsto para ser publicado ainda esta semana, afirma MEC.
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o processo seletivo que oferece vagas em faculdades públicas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Criado em 2009, a iniciativa era realizada de forma tradicional duas vezes ao ano.
Outra novidade já anunciada se refere às vagas reservadas pela Lei de Cotas. Com a atualização da lei federal no mês de novembro, o SiSU adotará as mudanças ocorridas na legislação.
O que mudará nas cotas do SiSU?
Veja as mudanças na reserva de vagas do SiSU com a revisão da Lei de Cotas:
- Todos os candidatos concorrerão, em um primeiro momento, às vagas de ampla concorrência, independentemente se atenderem critérios das cotas.
- A renda exigida para a cota socioeconômica passará a ser de no máximo um salário-mínimo, por pessoa.
- Inclusão de quilombolas no sistema de cotas, seguindo a forma de distribuição que é feita com os demais grupos.
- Além do MEC, ministérios como da Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania, Povos Indígenas e a Secretaria Geral da Presidência da República farão o monitoramento da política de cotas.
Como funciona o SiSU?
O SiSU é o processo seletivo do MEC que utiliza as notas do Enem como forma de entrada para instituições públicas de ensino.
As inscrições para o SiSU são gratuitas e podem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para se inscrever é necessário entrar na plataforma com os dados de acesso da conta gov.br, o login único para acesso aos serviços digitais do governo federal.
Os participantes podem utilizar o desempenho da última edição do Exame Nacional do Ensino Superior (Enem). Durante o prazo de inscrição do SiSU, é possível escolher até duas opções de curso.
Confira a notícia na integra em: Brasil Escola