Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

ITA (SP): inscrições do Vestibular 2021 são prorrogadas


18/09/2020
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Prazo vai até 30 de setembro. Provas devem ser aplicadas ainda neste ano pelo instituto.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) prorrogou as inscrições do Vestibular 2021 até 30 de setembro. A taxa é de R$ 150.

Inscreva-se no Vestibular 2021

Para participar do processo seletivo do ITA o candidato deve ser brasileiro nato e ter completado o Ensino Médio ou completar neste ano. O candidato também não pode ter completado 25 anos até o dia 31 de dezembro de 2021.

Isenção

O período de solicitar a isenção da taxa deste vestibular já foi encerrado. A lista de beneficiados já está disponível e mesmo quem conseguiu a isenção da taxa deve se inscrever na seletiva. Clique aqui para conferir os isentos!

Vestibular 2021

O ITA vai aplicar as provas do Vestibular 2021 ainda neste ano, em novembro e dezembro. O processo seletivo do ITA é realizado em três etapas classificatórias e eliminatórias. As duas primeiras fases são compostas de provas objetivas e discursivas e a última fase pela Inspeção de Saúde.

relação dos candidatos inscritos já está sendo liberada no Site do ITA e no dia 6 de novembro o instituto deve liberar o cartão de inscrição com as informações sobre locais de prova. Veja como serão as provas do ITA:

1ª Fase - 22 de novembro

  • 15 questões objetivas de Matemática
  • 15 questões objetivas de Física
  • 15 questões objetivas de Química
  • 15 questões objetivas de Português
  • 10 questões objetivas de Inglês

2ª Fase - 8 e 9 de dezembro

  • 1º dia: 10 questões dissertativas de Matemática e 10 questões dissertativas de Química
  • 2º dia: 10 questões dissertativas de Física e Redação

Baixe provas anteriores do ITA

Obras Literárias

O ITA vai cobrar a leitura de três obras para esta seletiva, são elas: 

  • Teoria do medalhão - diálogo. in: Papeis avulsos - Machado de Assis (disponível aqui)
  • Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida
  • Seminário dos ratos - contos - Lygia Fagundes Telles

Locais de prova

As provas do vestibular serão aplicadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina, Vitória.

Vagas

O ITA está oferecendo 150 vagas neste vestibular, uma oferta maior que a dos anos anteriores, que era de 120 vagas. Das oportunidades, 119 são destinadas para os que decidirem cursar a graduação como civis (Reserva) e 31 para os estudantes que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar (Ativa) no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

Veja: Saiba mais sobre a carreira militar
Veja também: ITA aumenta número de vagas do Vestibular 2021

Tanto na Ativa quanto na Reserva, o ITA reserva 20% das vagas para candidatos negros. Para concorrer como cotista o candidato deve autodeclarar negro ou pardo no ato de inscrição.

As vagas do ITA são para os cursos de Engenharia na sua sede, em São José dos Campos, nas seguintes especialidades: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

A duração dos cursos de graduação do ITA é de cinco anos. Nos dois primeiros anos todos os estudantes fazem o Curso Fundamental, com conteúdo básico de Engenharia. Após o Curso Fundamental, os estudantes cursam as disciplinas específicas da área escolhida.

Resultado

No dia 22 de dezembro o ITA deve divulgar o resultado do Vestibular 2021. Os candidatos aprovados deverão se apresentar ao ITA, em São José dos Campos, em 10 de janeiro de 2021, para a Inspeção de Saúde e matrícula.

Para mais informações acesse o Site do ITA ou confira o edital.

Fonte: UOL Vestibular