Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Unicamp: 2ª fase do Vestibular 2021 começa hoje (8)


08/02/2021
Universidade Estadual de Campinas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplica nesta segunda e terça-feira, 8 e 9 de fevereiro, as provas da segunda fase do Vestibular 2021. São esperados 15.470 candidatos.

Veja os locais de aplicação

Nesta etapa a aplicação das provas será feita em 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas. Os candidatos devem ficar atentos às mudanças de locais, já que nem todos os municípios que receberam provas na primeira etapa são mantidos para a segunda fase.

As provas terão início às 13h e duração total de cinco horas. A orientação da Unicamp é que os candidatos cheguem às 12h. O uso de máscara de proteção facial é obrigatório e dentro da sala será mantido o distanciamento social de 1,5 metros.

Os candidatos devem levar o documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta fabricada em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

Provas

Nesta etapa os candidatos farão as questões dissertativas, divididas da seguinte forma:

  • 1º dia

Provas comuns a todos os candidatos:

- Redação
- 8 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa
- 2 questões interdisciplinares em Língua Inglesa

  • 2º dia

Provas comuns a todos os candidatos:

- 6 questões de Matemática
- 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas
- 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza

Provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso:

- Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: 6 questões de Biologia e 6 questões de Química
- Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: 6 questões de Física e 6 questões de Química
- Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: 6 questões de Geografia e 6 questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia

Obras Literárias: Sonetos escolhidos, de Luís de Camões; Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s; O Espelho, de Machado de Assis; O Marinheiro, de Fernando Pessoa; A Falência, de Júlia Lopes de Almeida; O Ateneu, de Raul Pompeia; Sermões, de Antonio Vieira.

Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, além das duas fases de provas, serão submetidos às provas de Habilidades Específicas.

As provas serão aplicadas em 11 e 12 de fevereiro para todos os cursos, exceto Música, que tem uma fase a mais. Para Música as provas de Habilidades Específicas já foram aplicadas, em três etapas realizadas em 2020 e o resultado já está disponível.

Vagas e Concorrência

Estão sendo oferecidas 3.876 vagas na seleção. As vagas correspondem a 3.273 oportunidades do vestibular tradicional e 639 que seriam oferecidas no Vestibular Enem-Unicamp, cancelado por conta do adiamento das provas do Enem 2020.

O curso mais concorrido na segunda fase é Medicina (9,16 candidatos por vaga), seguido por Arquitetura e Urbanismo (8,82 candidatos por vaga) e Ciências Biológicas (7,55 candidatos por vaga).

Veja a concorrência completa da 2ª fase

Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) estão garantidos na seleção e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.

Resultado

A Unicamp vai divulgar a lista de aprovados no dia 10 de março, às 15h. A segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte o edital.

Fonte: UOL Vestibular