Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Inscrições do SiSU 2021/1 foram prorrogadas


09/04/2021
Exame Nacional de Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 14 de abril as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2021. Inicialmente, o prazo encerraria hoje, dia 9.

Para se inscrever, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e não pode ter zerado a redação. Também precisa ter concluído o ensino médio.

Inscreva-se no SiSU 2021/1

O sistema é o principal meio de ingresso nas instituições de ensino superior públicas do país, com vagas em cursos de graduação presencial e de ensino a distância (EaD) gratuitos.

Estão sendo oferecidas 206.609 vagas em 5.571 cursos de 109 instituições públicas de ensino superior, incluindo universidades federais e estaduais e centros e institutos federais.

Até as 18h de ontem, dia 8, o SiSU 2021/1 registrou 2,031 milhões de inscrições feitas por 1,057 milhão de candidatos. Cada inscrito pode fazer inscrição em até dois cursos de sua escolha, por isso o dado de inscrição pode ser até o dobro do de inscritos.

Nesta manhã, estudantes relataram nas redes sociais que estavam acessando a inscrição de outros candidatos ao fazer o login no sistema. O MEC não se pronunciou sobre o possível problema no site do SiSU.

Inscrição – Passo a Passo

Os candidatos podem escolher até duas opções de cursos para participar do SiSU 2021/1, em ordem de preferência. Veja como realizar a inscrição:

1 => Acessar a página do SiSU: As inscrições são feitas no Site do SiSU. Ao acessar a página o candidato deve clicar em ‘Fazer Inscrição’ e entrar com os dados pessoais;

2 => Confirmação de dados: O estudante deve conferir todos os dados para o SiSU entrar em contato, caso necessário. Depois da atualização da página é só seguir com a inscrição e, se precisar, pode alterar esses dados a qualquer momento no período de inscrição;

3 => Minha inscrição: Nesta página será feita a escolha de até duas opções de curso e também é o local em que o inscrito vai acompanhar a inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”;

4 => Pesquisa de vagas: Aqui o candidato pesquisa as vagas que estão sendo oferecidas pelo nome do município, da instituição ou do curso que deseja ingressar;

5 => Verificação de modalidade: Após a escolha do curso, o candidato deve ficar atento aos detalhes e as modalidades disponíveis e, então, escolher para qual pretende concorrer. Quando escolher é só clicar em “Escolher esta modalidade” para continuar. É importante estar atento às informações de como comprovar as ações afirmativas da instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado;

6 => Confirmação: Após verificar que todos os dados estão corretos e conferir a documentação que será exigida pela instituição na matrícula é só clicar em “Confirmar minha inscrição”. Após confirmar a inscrição, o sistema voltará para a tela “Minha inscrição” e você pode alterar as opções durante o período de inscrições;

7 => Classificação parcial: Durante o período de inscrição o candidato acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial. A mudança pode ser feita até as 23h59 do último dia.

Notas de corte

O sistema libera diariamente durante o período de inscrição a nota de corte dos cursos escolhidos. Com isso, o candidato tem uma noção da média mínima que precisa ter para ser aprovado no curso. As opções de curso podem ser alteradas até o fim das inscrições desta sexta-feira.

Resultado

Com a prorrogação das inscrições, o resultado passou do dia 13 para o dia 16 de abril. Os aprovados deverão acessar o sistema para conferir quais os documentos são necessários para matrícula e realizá-la entre os dias 19 e 23 de abril, nas próprias faculdades. Por causa da pandemia, há a possibilidade de realizar a matrícula pela internet em algumas instituições.

Lista de espera

O candidato que não for aprovado nas opções de curso escolhidas durante o período de inscrição pode manifestar interesse nas vagas da lista de espera do dia 16 a 23 de abril. Na lista, só é permitido escolher um dos dois cursos para os quais concorreu.

A lista de espera do SiSU é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas próximas chamadas. A partir deste momento os interessados nas convocações devem acompanhar as divulgações pelas instituições de ensino.

SiSU 2021

As inscrições para o SiSU 2021/1 começaram no dia 6 de abril após o cronograma tradicional ter passado por modificação, em consequência da situação de pandemia do coronavírus.

Geralmente, o SiSU do primeiro semestre recebia inscrições em janeiro, mas como o Enem 2020 só foi realizado neste ano e o resultado liberado no dia 29 de março, as inscrições passaram para abril.

Para mais informações acesse a página do SiSU 2021.

Fonte: UOL Vestibular