Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                  

UNICAMP: Prova de Habilidades em Música: aprovados para a Etapa II devem enviar os vídeos até 28/10


21/10/2021
Universidade Estadual de Campinas

Todos os candidatos aos cursos de Música do Vestibular Unicamp 2022 aprovados na Etapa I deverão enviar para a Comvest, no período de 22/10/2021 a 28/10/2021, o material audiovisual (vídeos) que servirá para a avaliação da Etapas II da Provas de Habilidades Específicas em Música. Acesse aqui para subir os vídeos.

Etapa II (classificatória). A Etapa II engloba dois vídeos:

Vídeo II: registro de solfejo (comum a todos os candidatos).

Vídeo III, de conteúdo específico ao curso ou modalidade pretendida, sendo:

  • Instrumento Erudito e Musica Popular: Registro de performance instrumental.
  • Licenciatura: Registro de atividade didática.
  • Regência: Registro de performance musical.
  • Composição: Registro de depoimento e Análise de Portfólio.

Os vídeos deverão atender aos seguintes requisitos:

  1. Serem apresentados em arquivos digitais no formato avi, mp4 ou mkv, resultado de gravações realizadas por celulares, filmadoras ou outros equipamentos de registro audiovisual;
  2. O(A) candidato(a) deverá registrar conteúdos indicados abaixo, de acordo com sua modalidade;
  3. Durante a execução musical, o vídeo deverá enquadrar o corpo inteiro do(a) candidato(a), deixando claramente visíveis o rosto e sua habilidade ao tocar o instrumento escolhido, isto é, mostrando a sua execução durante a gravação da peça musical;
  4. Antes de iniciar sua performance musical em cada um dos vídeos, o(a) candidato(a) deverá dizer no vídeo seu nome, número de inscrição, curso a que está concorrendo e nome da peça que irá executar;
  5. A gravações deverão ser realizadas por apenas uma câmera fixa e não deverá haver qualquer tipo de edição ou manipulação do conteúdo do material audiovisual. Aconselha-se aos candidatos reverem as suas gravações antes de fazer o upload para garantir que sejam de boa qualidade.
  6. Os candidatos ao curso Música Erudita: Composição, além do upload dos vídeos, devem também fazer upload do seu portfólio pessoal, caso aprovados para a Etapa II. O portfólio deve conter arquivos de partituras em pdf, gravações de audio ou video nos formatos mp3 ou mp4.

O candidato deverá fazer o upload do arquivo entre os dias 22/10/2021 e 28/10/2021. Não será aceito nenhum tipo de material audiovisual enviado fisicamente para a Comvest. Somente os arquivos devidamente enviados online nos formatos indicados serão avaliados. Certifique-se de que o envio dos vídeos foi efetivado, salvaguardando seu protocolo.

É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato o envio correto dos vídeos, bem como seu conteúdo.

Em todas as Etapas, caso o candidato não envie os vídeos no período estipulado, não o faça corretamente e em sua totalidade, ou ainda extrapole o tempo máximo estipulado para cada vídeo, estará eliminado do processo de avaliação das Provas de Habilidades Específicas do Curso de Música. Os candidatos que não forem aprovados nas Provas de Habilidades Específicas poderão continuar o Processo Seletivo 2022 para os outros cursos indicados como segunda opção no ato da inscrição.

As provas de Música Popular: Voz e Música Erudita: Voz exigirão acompanhamento de instrumento harmônico (piano, violão, acordeom, cavaquinho etc.). Tal acompanhamento pode ser “ao vivo” ou em forma de “playback”. Nas provas das demais modalidades (exceto quando indicado), o acompanhamento é opcional, podendo também ser “ao vivo” ou em forma de “playback”.

A avaliação do material audiovisual concernente às Habilidades Específicas Instrumentais (Vídeo I para todas as modalidades, e Vídeo III para modalidades Instrumento Erudito e Música Popular) será composta por dois parâmetros. O primeiro avaliará o desenvolvimento técnico do instrumentista. Quando pertinente, serão avaliados o dedilhado, a postura, o controle de arco, além da afinação, ritmo, articulação e fraseado. O segundo está relacionado ao desenvolvimento interpretativo e expressividade musical. Nesse tópico o candidato será avaliado quanto à maturidade interpretativa, fluidez e andamento da execução. No caso de peças de livre escolha, também será avaliada a adequação e a pertinência da peça escolhida. Não serão considerados na avaliação aspectos relacionados à qualidade do instrumento musical utilizado pelo candidato, à exceção quando sua voz é o instrumento avaliado.

Os critérios de pontuação são os seguintes:

Etapa I – (eliminatório e classificatório) – 0 a 12 pontos. O candidato que não atingir a nota 6 estará eliminado da Prova de Habilidades Específicas;

Etapa II – Vídeo II – 0 a 12 pontos; Vídeo III – 0 a 24 pontos.

O candidato que não atingir nota superior ou igual a 24 (vinte e quatro) na Prova de Habilidades Específicas de Música será eliminado, mas poderá prosseguir na seleção do Vestibular Unicamp 2022 no curso indicado como segunda opção, caso exista. A divulgação dos aprovados na prova de Habilidades Específicas em Música será dia 18 de novembro de 2021.

Para todas as opções a Prova de Habilidades Específicas terá peso 3 (três), conforme Resolução do Vestibular Unicamp 2022.

A nota da primeira fase será calculada conforme estabelecido no Artigo 20 da Resolução do Vestibular Unicamp 2022.

Fonte: COMVEST