Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                  

Unesp libera consulta aos locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022


29/10/2021
Universidade Estadual Paulista

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta sexta-feira, 29 de outubro, o cartão com os locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022. A etapa inicial da seleção será realizada em 14 e 15 de novembro, das 14h às 19h, para 69.029 candidatos.

Confira seu local de prova

Em São Paulo, as provas serão aplicadas em Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Jundiaí, Marília, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rosana, Santo André, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

Já nos outros estados, a Unesp realizará o Vestibular em Brasília–DF, Campo Grande–MS, Curitiba-PR e Uberlândia–MG.

Orientações

A Vunesp, organizadora do Vestibular, tem seu próprio manual de segurança para realização das provas. As principais orientações são:

  • Chegar ao locais no horário marcado no cartão com locais de prova, já que a entrada será feita por grupos, evitando aglomerações. De acordo com o Manual da Unesp, os conjuntos de vestibulandos entrarão com intervalos de 30 minutos.
  • Usar máscaras que cubram nariz e boca durante todo o período de permanência nos locais de prova.
  • Levar máscaras para trocas e embalagens transparentes para descarte.
  • Respeitar o distanciamento mínimo de um metro na entrada e saída do prédio, ao esperar para entrar nas salas e nas portas dos banheiros.
  • Higienizar as mãos com álcool em gel sempre que necessário.

Além das orientações sobre cuidados contra a Covid-19, os candidatos devem providenciar os itens obrigatórios: documento de identificação original com foto, caneta de tinta preta (fabricada em material transparente) e régua transparente.

Como será a primeira fase?

A Unesp realizará a primeira etapa em dois dias para diminuir a quantidade de candidatos nos locais de prova. O primeiro dia será voltado para cursos da áreas de biológicas, já o segundo contará com os vestibulandos de exatas e humanas, além dos treineiros.

As provas da primeira etapa da Unesp serão compostas por 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática.

Próximas Etapas

Em 6 de dezembro, a Unesp publicará os nomes dos classificados para a segunda etapa do Vestibular 2022 e os novos locais de provas.

Antes da realização da segunda etapa geral do Vestibular, a Unesp aplicará as provas de habilidades específicas. Os locais da avaliação serão informados também em 6 de dezembro, já o cronograma de realização muda de acordo com o curso e unidade acadêmica:

  • 10 de dezembro: provas presenciais para os cursos de Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo
  • 12 a 15 de dezembro: Atividades online - upload de arquivos de Licenciatura em Música e Música (Composição, Regência, Canto Erudito e Instrumentos) do Instituto de Artes de São Paulo
  • 13 a 18 de dezembro: provas presenciais para os cursos de Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo
  • 17 de dezembro: provas presenciais de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru

Concluída a etapa de habilidades específicas, os candidatos participarão da segunda etapa geral do Vestibular.

A segunda fase será aplicada em 19 de dezembro. Suas provas serão compostas por uma redação e 60 questões sobre Ciências da Natureza e Matemática, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

Resultados

A Unesp divulgará o resultado final do Vestibular 2022 em 27 de janeiro de 2022. As matrículas virtuais dos calouros serão realizadas até o dia 28 seguinte.

Outras chamadas estão previstas para 3, 9, 11, 15, 17, 21, 23 e 25 de fevereiro e no dia 3 de março.

Vagas e Concorrência

A Unesp oferece 7.690 vagas no Vestibular 2022, sendo 50% para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), ou seja, oportunidades destinadas aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro do percentual de cotistas, 35% são para pretos, pardos e indígenas.

Os cursos mais concorridos do Vestibular 2022 são:

  • Medicina - Botucatu: 261,4 candidatos por vaga
  • Psicologia (Integral) Bauru: 47,5 candidatos por vaga
  • Direito (Matutino) - Franca:39,4 candidatos por vaga
  • Ciências Biomédicas (Integral) - Botucatu: 35,5 candidatos por vaga
  • Medicina Veterinária (Integral) - Botucatu: 27,9 candidatos por vaga

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do Vestibular.

Fonte: UOL Vestibular