Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                  

Vestibular 2022 do ITA começa nesta terça-feira; veja os temas recorrentes


01/11/2021
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizará a primeira etapa do Vestibular 2022 nesta terça-feira, 2 de novembro. As provas objetivas serão aplicadas das 8h às 13h.

Confira seu local de prova

Nesta primeira fase, os candidatos responderão 15 questões objetivas de Matemática, 15 de Física, 15 de Química, 15 de Português e 15 de Inglês.

Referência em exatas, o ITA tem um dos vestibulares mais difíceis do país. De acordo com o levantamento feito pelo Poliedro Educação, os temas mais recorrentes nas provas de Matemática, Química e Física de 2008 a 2019 foram:

Física Matemática Química
Eletromagnetismo – 11,4% Polinômios e Equações Algébricas – 13,1% Eletroquímica – 11,9%
Ondulatória – 10,0% Geometria Analítica – 11,4% Cinética Química – 7,7%
Eletrodinâmica – 8,3% Geometria Plana – 10,5% Reações Orgânicas – 6,3%
Física Moderna – 8,3% Geometria Espacial – 10,0% Reações Inorgânicas – 5,4%
Estática – 6,8% Trigonometria – 9,7% Soluções – 5,1%

As provas serão realizadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Os candidatos terão que seguir as orientações abaixo para a realização das provas:

  • O Cartão de Inscrição deve ser impresso e levado pelo candidato no dia da prova (não será aceito em formato digital).
  • Os participantes precisam utilizar máscara que cubra nariz e boca durante todo o período de permanência nos locais de prova.
  • O ITA pede que os candidatos levem pelo menos duas máscaras.
  • É necessário levar documento de identificação original com foto.
  • Os candidatos devem levar caneta de tinta preta (fabricada em material transparente) para a realização da prova. O ITA permitirá lápis ou lapiseira, borracha, régua transparente simples e compasso para o rascunho.
  • Celulares devem ficar desligados e guardados no local em que o ITA destinará para que os candidatos deixem seus objetos pessoais. Os pertences só poderão ser retirados pelos participantes após a entrega do cartão-resposta, na saída da prova.
  • O cabelo não poderá cobrir as orelhas durante a prova.

Segunda fase

O ITA anunciará os classificados para a segunda etapa do Vestibular 2022 no dia 17 de novembro.

A segunda etapa será aplicada em 24 e 25 de novembro, sendo o primeiro dia constituído de 10 questões dissertativas de Matemática e 10 de Química, e o segundo terá 10 perguntas de Física e uma Redação.

O resultado do Vestibular 2022 será publicado em 23 de dezembro. Os aprovados terão que comparecer ao ITA em janeiro de 2022 para a Inspeção de Saúde e matrícula.

Vagas

A oferta do ITA para o Vestibular é de 150 vagas, sendo 130 para civis (Reserva) e 20 para quem deseja seguir carreira militar (Ativa). O instituto reserva 20% das oportunidades para candidatos negros, pelas cotas.

As vagas do ITA são para as seguintes modalidades de Engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

As oportunidades do ITA são para São José dos Campos/SP e têm duração de cinco anos. Nos dois primeiros anos, todos os alunos fazem o Curso Fundamental, etapa com o conteúdo básico da Engenharia. Após o ciclo básico, os estudantes cursam as disciplinas específicas da modalidade escolhida.

Mais informações pelo site do ITA e no edital.

Fonte: UOL Vestibular