08/06/2022
Exame Nacional de Ensino Médio
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) soltou hoje, 7 de junho, o resultado das solicitações de atendimento especializado no Enem 2022. Os estudantes podem consultar o resultado na Página do Participante.
Quem teve o pedido negado pode entrar com recurso até o dia 12 de junho, também pela Página do Participante. O resultado dos pedidos será divulgado no dia 22 deste mês.
O recurso deve informar nome completo do participante; diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente. O documento deve ser anexado na Página do Participante, em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.
Puderam solicitar atendimento especializado no Enem gestantes e lactantes; idosos; pessoas em classe hospitalar e pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, entre outras.
O participante transexual, travesti ou transgênero que quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.
Os estudantes que não têm nome social cadastrado na Receita Federal também podem solicitar o tratamento no Enem 2022 entre os dias 23 e 28 de junho. O resultado preliminar sairá em 5 de julho e o final, no dia 15 seguinte.
Os inscritos farão as provas do Enem 2022 em dois domingos consecutivos, nos dias 13 e 20 de novembro em várias cidades do Brasil. Haverá opção de fazer testes impressos e digitais.
A única diferença entre as provas impressas e digitais é que, no último estilo de exame, os inscritos farão os testes objetivos no computador. A redação deve ser escrita à mão.
A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.
Veja abaixo a distribuição das provas:
=>13/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens
=>20/11, das 13h às 18h30: 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Assim como na última edição do Enem, nesta também foram oferecidas 101.100 vagas para estudantes que optaram por fazer provas no formato digital.
A quantidade de vagas do Enem Digital 2022 é a mesma desde 2020, ano de estreia do formato de provas pelo computador, contrariando a proposta inicial do Ministério da Educação (MEC) de que haveria aumento gradativo das vagas.
Hoje, o principal motivo para fazer o Enem é usar as notas para ingressar em instituições de ensino superior. Algumas delas realizam vestibulares específicos que aceitam o desempenho do exame educacional.
O Ministério da Educação (MEC) conta com três programas de acesso a universidades. Confira:
Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2022 impresso e o Edital do Enem 2022 digital.
Fonte: UOL Vestibular