Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                  

Inscrições para Vestibular 2023 do ITA foram prorrogadas até sexta (22)


15/07/2022
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Concurso de Admissão terá duas etapas, nos dias 16 de outubro e 8 e 9 de novembro

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) prorrogou até sexta-feira, 22 de julho, as inscrições para o Concurso de Admissão (Vestibular) 2023. Os interessados devem pagar taxa no valor de R$ 195. 

Inscreva-se Vestibular 2023 ITA

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea já puderam solicitar isenção de taxa. Os371 estudantesque ganharam o benefício também precisam fazer inscrição no processo seletivo.

Podem se inscrever no vestibular do ITA candidatos brasileiros natos com, no máximo, 23 anos até o dia 31 de dezembro de 2022. Também é necessário que os estudantes já tenham terminado o ensino médio ou o estejam cursando.

Vestibular

O Concurso de Admissão do ITA é dividido em Exame de Escolaridade e Inspeção de Saúde. O Exame Intelectual, também chamado de vestibular, é formado por duas etapas de provas.

1ª fase: 16 de outubro

70 questões objetivas das disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês

Confira abaixo as obras literárias que vão cair na prova de português:

  • Os Ratos - Dyonelio Machado
  • Antologia Poética - Carlos Drummond de Andrade
  • Contos novos - Mário de Andrade

2ª Fase: 8 e 9 de novembro

No primeiro dia, serão 10 questões dissertativas de Matemática e 10 questões de Química. No segundo, será a vez de 10 questões de Física e a Redação

Vagas

O Vestibular 2023 do ITA oferece 150 vagas. Das oportunidades, 114 são destinadas para os que decidirem cursar a graduação como civis (Reserva) e 36 para os estudantes que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar (Ativa) no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

Saiba mais sobre a carreira militar

Nas duas formas de graduação, o instituto reserva 20% das vagas para candidatos negros. Para concorrer como cotista, o candidato deve autodeclarar negro ou pardo no ato de inscrição.

O Vestibular do ITA oferece vagas nos seguintes cursos de Engenharia:

  • Engenharia Aeroespacial
  • Engenharia Aeronáutica
  • Engenharia Civil-Aeronáutica
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Os cursos de graduação do ITA têm duração de cinco anos e são ministrados na sede do instituto, localizada em São José dos Campos (SP).

Nos dois primeiros anos, todos os estudantes fazem o Curso Fundamental, com conteúdo básico de Engenharia. Após o Curso Fundamental, os estudantes cursam as disciplinas específicas da área escolhida.

Para mais detalhes, acesse o Edital do Vestibular 2023 do ITA ou o site do vestibular.

FONTE: UOL Vestibular