Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                  

Enem USP abre 2.917 vagas para ingresso em 2023


13/12/2022
Fundação Universitária para o Vestibular

O Enem USP é um novo sistema implantado neste ano que substitui o ingresso na USP via SiSU

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular Enem USP 2023. Os interessados devem se inscrever até o dia 11 de janeiro de 2023. Confira:

Inscreva-se no Enem USP 2023

Para participar do processo seletivo via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Universidade de São Paulo (USP) é preciso ter concluído o Ensino Médio (ou concluir em 2022) e ter feito as provas do Enem 2022. 

A taxa de inscrição é de R$ 10, mas há possibilidade de isenção para os seguintes candidatos: 

  • inscritos no vestibular da Fuvest 2023;
  • em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras
  • inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Vagas

Os candidatos podem concorrer a uma vaga em até três cursos de uma das áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida (B); Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H). 

Das 2.917 vagas oferecidas, 599 serão reservadas para candidatos na modalidade de Ampla Concorrência, 1.233 para estudantes de escola pública e 1.085 para estudantes autodeclarados preto, pardos ou indígenas.

Entre os cursos ofertados, destacam-se as carreiras de Direito, Psicologia, Medicina e Engenharias.

Resultado

A primeira chamada do processo seletivo será divulgada no dia 17 de fevereiro de 2023, com matrículas entre os dias 22 e 27 do mesmo mês. A segunda chamada será publicada no dia 1° de março, com matrículas nos dias 2 e 3 do mesmo mês. 

Enem USP

O Enem USP é um novo sistema implantado neste ano que substitui o ingresso na USP via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que era utilizado anteriormente.

A ideia é que, com o novo sistema, os ingressantes pelo sistema Enem USP possam seguir o mesmo calendário de matrícula dos ingressantes que entrarem pelo concurso vestibular da Fuvest, o que não era possível no sistema anterior, via SiSU.

Mais informações neste edital e no site do Vestibular

Fonte: UOL Vestibular