Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                  

Saiba como ingressar na Unesp por meio de olimpíadas científicas


18/01/2023
Universidade Estadual Paulista

Candidatos não precisam estar inscritos no Vestibular 2023 e se cadastram gratuitamente

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abrirá inscrições a partir de segunda-feira, 23 de janeiro, para  o Processo Seletivo “Olimpíadas Científicas Unesp 2023”, com 255 vagas adicionais em cursos de graduação destinadas a participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento. Os interessados não precisam estar inscritos no Vestibular Unesp 2023, com publicação do resultado programada para 1º. de fevereiro, e deverão se cadastrar, de forma gratuita, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). O prazo para inscrições e envio do upload dos documentos comprobatórios da premiação vai até 12 de fevereiro.

Ao todo, as 255 “vagas olímpicas” estão distribuídas por 37 carreiras diferentes, sendo 54 vagas na área de Biológicas, 150 em Exatas e 51 em Humanidades, com oportunidades para os seguintes cursos: Administração; Administração Pública; Arquivologia; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Comunicação: Rádio, Televisão e Internet; Estatística; Física; Física Médica; Geografia; História; Letras; Matemática; Meteorologia; Pedagogia; Química; Relações Públicas; Turismo; Zootecnia; e as Engenharias Aeronáutica, Agronômica, Ambiental, Civil, de Alimentos, de Bioprocessos e Biotecnologia, de Biossistemas, de Controle e Automação, de Energia, de Materiais, de Pesca, de Produção, Elétrica, Eletrônica e de Telecomunicações, Florestal, Industrial Madeireira, Mecânica e Química.

O processo seletivo considera 50 olimpíadas de conhecimento, com opções para eventos nacionais, iberoamericanos e internacionais. A lista completa pode ser vista na Resolução, documento disponível para consulta nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp. 

Além das vagas olímpicas e do Vestibular Unesp, está previsto ainda o preenchimento de eventuais vagas remanescentes da Unesp para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ou 2022,  todos os inscritos nos dois anos, mais de 6,5 milhões de candidatos, sem necessidade de estar inscrito no Vestibular Unesp. O período para estes interessados declararem interesse e participarem das chamadas seguintes para matrícula vai de 3 a 7 de março, com cadastramento gratuito pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br). 

Mais informações

A Unesp é uma universidade pública e gratuita que está entre as maiores e melhores do país e da América Latina. Presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as grandes áreas do conhecimento.

Criada em 1976, a Universidade tem aproximadamente 54 mil estudantes, entre alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). Oferece ainda cursos pré-vestibulares gratuitos e mantém programas de extensão abertos para a comunidade. Três escolas de ensino médio/técnico também são mantidas pela Unesp, que possui cerca de 1.900 laboratórios e 33 bibliotecas, além de cinco fazendas de ensino e pesquisa e três hospitais veterinários.

Para tirar dúvidas sobre o vestibular, o candidato pode fazer contato pelo link “Fale Conosco” do site da Vunesp: https://www.vunesp.com.br/FaleConosco. Também pode acessar os sites vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br

Para obter informações sobre os cursos de graduação da Unesp, pode baixar o aplicativo “Graduação na Unesp” ou acessar a página do Guia de Profissões em www.unesp.br/guiadeprofissoes.

Fonte: Unesp